O MAIOR MONUMENTO DOS MARES
A MAIOR ESCULTURA DE CETÁCEO DO MUNDO
fonte wikipedia
fonte infoescola.com/mamíferos
A MAIOR ESCULTURA DE CETÁCEO DO MUNDO
fonte wikipedia
fonte infoescola.com/mamíferos
A Baleia-azul (Balaenoptera musculus) é um mamífero marinho e também o maior animal do mundo alguma vez existente, podendo chegar a ter 180 toneladas de peso e 33 metros de comprimento. Seu corpo é liso, de coloração cinza-azulada, com manchas mais claras.
Sua gestação dura em média de 11 a 12 meses. Recém-nascida pesa próximo de 2,5 toneladas(mais que um elefante adulto) e com cerca de 7,60 metros de comprimento. Durante o seu período de amamentação, nos seus primeiros sete meses de vida, os bebês de Baleia-azul alimentam-se do leite que suas mamães por não terem glândulas mamárias, derramam na água do mar e que por ser gorduroso não mistura-se com a água. Como eles chegam a tomar cerca de 380 litros de leite por dia, chegam a atingir quase 10 toneladas e 13 metros de comprimento.
Atingem a maturidade sexual por volta de 7 a 8 anos de idade e chegam a viver até 90 anos.
Como outras baleias, as Baleias-azuis usam lâminas córneas na sua cavidade bucal para filtrar seu alimento (krill) da água do mar, alimentando-se de pequenos peixes e lulas.
A Baleia-azul possui uma pequena aleta (abertura) que é visível apenas num curto período, quando ela mergulha. Tal aleta pode produzir jatos de água de até nove metros de altura. O seu pulmão pode conter aproximadamente cinco mil litros de ar. É também o animal mais ruidoso do mundo. Emite sons de baixa frequência que atingem os 188 decibéis.
---> mais fortes que o som de um avião a jato,
---> que podem ser ouvidos a mais de 800 quilômetros de distância.
A Baleia-azul é uma das sete espécies de baleia no genêro Balaenoptera.
A espécie é dividida em três sub-espécies:
. B.m.musculus, as populações do Atlantico Norte e Pacífico Norte.
. B.m.intermedia, a população do Oceano Antártico e,
. B.m.brevicauda que é uma baleia pequena conhecida também como a
. Baleia-pigmeu, encontrada no Oceano Indico e Pacífico Sul.
Devido o nado veloz e do grande porte da Baleia-azul, e por falta de arpões apropriados, os baleeiros anteriormente pescavam cachalotes.
Em 1864, o navio a vapor norueguês Svend Foyn foi equipado com arpões especiais para capturá-las.
E em 1925, os Estados Unidos, o Reino Unido e o Japão também vieram a caçá-las, matando-as e cortando-as em pedaços em grandes navios-fábricas para assim poderem transportá-las.
Devido a caça em grande escala, no final da 2ª Guerra Mundial, em 1945 populações de Baleias-azuis já eram escassas.
Em 1946 foram criadas leis que proibiam o comércio das baleias, mas, ineficientes já que não distinguiam espécies em extinção das em abundância.
Quando a caça da Baleia-azul foi proibida nos anos 60, 350 mil Baleias-azuis haviam sido mortas.
A atual população mundial de Baleias-azuis é estimada entre três a quatro mil, com duas mil concentradas na costa californiana. Esse grupo representa a maior esperança da perpetuação da espécie, haja vista, constar nas listas dos animais ameaçados de extinção desde então os anos 60.
Noemia Arabe
Nenhum comentário:
Postar um comentário